Teste de comunicação assíncrona utilizando webhook.site

Teste de comunicação assíncrona utilizando webhook.site

Existem diversas formas de se comunicar assincronamente entre sistemas internos de uma empresa ou até mesmo externos. Hoje em dia muito se fala a respeito de emails (para notificar usuários), menssageria com o RabbitMQ e webhooks. Neste artigo vou explorar sobre o que são os webhooks e também mostrar uma ferramenta que facilita os testes da sua aplicação que dispara webhooks.

Diagrama de sequência para representar fluxos na arquitetura de micro-serviços

Diagrama de sequência para representar fluxos na arquitetura de micro-serviços

Quem já trabalhou com micro serviços, já deve ter passado por alguma situação onde seja necessário chamar outros sistemas e esse sistemas chamam outros, que chamam outros e assim por diante. Em algumas situações existe uma ordem para chamar os sistemas de tal forma a passar os dados adequadamente para cada um deles. Neste artigo vou falar um pouco mais sobre como criar diagramas de sequencia para representar o fluxo de chamadas dentro de uma arquitetura de micro serviços.

Por que documentar antes?

Por que documentar antes?

Ao criarmos um sistema é bem comum também criarmos uma documentação junto com este sistema. Se pensarmos na documentação dos endpoints usando, por exemplo, um Swagger podemos utilizar uma das diversas ferramentas que geram essa documentação para nós, porém não devemos utiliza-las!! Neste artigo vou falar mais um pouco sobre isso, explicar qual a motivação de não usa-las e dar alguns exemplos do que passei na minha carreira.

Olá Mundo!!

Olá Mundo!!

Oi pessoal, aqui é o Ely. Estou reativando o meu blog utilizando o Hugo que é escrito em Golang.

Quero aprender um pouco mais sobre Golang e resolvi migrar o meu blog para utilizar Hugo desta forma vou ter uma desculpa para aprender.